Onze Gritos de Rock em Santa Catarina! Um pré-guia do maior festival integrado da América Latina

Vem chegando o carnaval e com ele um dos eventos mais significativos para a música independente nacional, o Grito Rock! Capitaneado pela Rede Fora do Eixo, o festival em 2012 chega a sua décima edição ratificando o título de maior festival integrado da América Latina: serão 200 cidades em 14 países. Em Santa Catarina o Grito terá um grande reflexo, com 11 cidades se escalando para promoverem seus shows.

Curiosamente, o único Grito que acontece no carnaval é do nosso estimado Válvula Rock Pub, em Barra Velha. O restante está programado para março. Além de abrir várias oportunidades para os artistas barriga-verdes, o Grito deste ano proporcionará shows nacionais de ponta a nós catarinenses. Estão caminho de Santa Catarina bandas de peso no meio independente e muitas novidades, podem ter certeza.

O Grito Rock é famoso por ser uma ótima oportunidade para as bandas menores, que ainda precisam fazer seu nome e mostrarem a que vieram. Por outro lado, é também um chamariz muito grande para atrair os produtores novatos, que querem arregaçar as mangas, mas precisam chamar a atenção de suas cidades para o movimento.

Além do fator divulgação, eis mais um ponto positivo. O Grito proporciona ao produtor poder escolher as bandas que estão dentro das suas condições, sem qualquer vergonha de não ter muito a oferecer. Através do portal Toque no Brasil, as bandas podem se inscrever nos eventos que querem participar, onde o produtor deixa claro o que tem condições de financiar, como cachê, transporte, hospedagem e alimentação.

Como organizador do Grito Rock Itajaí no ano passado, pude comprovar que a magnitude latina chama a atenção da imprensa. Em cinco anos de produção, nunca dei tantas entrevistas nos meios locais e estaduais como no Grito. Até mesmo colegas da faculdade de jornalismo que trabalhavam em emissoras da cidade só descobriram o meu “hobby” como produtor por causa do Grito Rock. Neste ano o festival volta a Itajaí e faremos a primeira edição de Barra Velha, onde desde dezembro nos estabelecemos com o Válvula Rock Pub.

Abaixo um calendário e algumas informações extras para você escolher onde vai gritar rock em Santa Catarina. Um pré-guia do Grito Rock:

Fevereiro

18 – Sábado

Barra Velha – O carro abre alas do Grito Rock em Santa Catarina vem junto com a primeira experiência do festival em Barra Velha. Uma atração nacional, uma estadual e uma banda local devem ser escaladas. O evento rola durante a tarde.

Março

10 – Sábado

Florianópolis – A fórmula do Grito Rock Floripa na UFSC deu tão certo no ano passado que o Coletivo Cardume irá repetir a dose. Dessa vez os organizadores oferecem só uma vaguinha para o evento, que em 2011 reuniu mais de 4 mil pessoas. As bandas podem tentar a sorte até dia 15. Inscrições: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-america-latina/grito-rock-florianopolis-2012/

 Grito Rock Floripa 2011

Lages – A Serra Catarinense pela primeira vez faz parte da rota do Grito Rock, graças ao esforço da banda Os Americanos. A empolgação com o evento foi tanta que os organizadores ampliaram para dez vagas no show, que ficam abertas aos postulantes até esta sexta-feira, dia 10. Inscrições: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-america-latina/grito-rock-lages-2012/

Criciúma – O Sul esteve representado por Urussanga em 2011 e agora passa a bola para Criciúma, onde o Coletivo de artistas Murro toma a frente do Grito Rock. São sete vagas esperando para serem preenchidas até o dia 16. Informações dão conta que uma das melhores bandas independentes deste país está de malas prontas para desembarcar por lá. Inscrições: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-america-latina/grito-rock-criciuma-2012/

Jaraguá do Sul – As meninas da Motriz Produções saíram na frente e já divulgaram a sua lista de atrações para  o primeiro Grito Rock do seu currículo. Especialistas no punk e hardcore, as produtoras selecionaram as catarinas Rejects SA, Fatal Blow e Estado Deplorável, além da paulista Paura, para fazerem o barulho no Espaço Oca.

16 – Sexta-feira

Joinville – Batalhador da cena independente joinvilense, Hélio de Sousa assumiu pra si a responsabilidade de tocar o Grito Rock na maior cidade do Estado. E o festival vem forte. Estão a caminho duas bandas de outros estados que juntas prometem shows estrondosos no palco do Plug. Restam duas vagas até dia 16. Inscrições: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-america-latina/grito-rock-2012-joinville-sc-2/

17 – Sábado

Chapecó – Organizado pelo grupo do Entrevero Rock, que volta e meia agita a cena local, o Grito Rock vai tomando forma pela primeira vez na cidade. O oeste tem uma tradição róque e não deve decepcionar.

Ilhota – Terra do saudoso Ilhota Rock Festival, o Grito não poderia ser organizado por outro grupo que não a organização do folclórico festival. São 5 vagas para tocar, podendo se inscrever até este domingo. Inscrições: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-america-latina/grito-rock-ilhota-2012-2/

Rio do Sul – O Coletivo Barriga Verde, que em 2011 realizou um senhor Grito Rock, aos poucos vem se reabilitando das enchentes que invadiram sua sede em setembro. Ainda sem muitas definições sobre o evento, a turma do coletivo tem realizado reuniões públicas para traçar os rumos desta edição.

Itajaí – Apesar de inicialmente ter anunciado o dia 3 com data do seu Grito Rock, o Válvula deve confirmar ainda essa semana a alteração para 17, facilitando assim a rota da tour de bandas de fora pelo Estado. O público não vai se arrepender nem um pouco. Bandas locais completarão o line-up.

  Grito Rock Itajaí 2011

18 – Domingo

São José – Também organizado pelo Coletivo Cardume, esta será estreia do Grito Rock em de São José, fechando o ciclo no Estado. Ao que tudo indica, terá banda nacional quebrando tudo no Plataforma. São 4 vagas pros interessados, até dia 15. Inscrições: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-america-latina/grito-rock-sao-jose-2012/

Obs: Se esquecemos de alguma cidade, ou alguma informação do mini-guia estiver incorretas, mandem para contato@valvularock.com.br que corrigiremos assim que possível!

Um comentário sobre “Onze Gritos de Rock em Santa Catarina! Um pré-guia do maior festival integrado da América Latina

  1. Jessin - Motriz Produções 10 de fevereiro de 2012 / 11:14

    Aeaea! Bonito hein?
    Tô ansiosa pelo GR aqui em Jaraguá, vai ser bonitão!
    Espero poder ir em outras cidades também.
    Estamos Juntos! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s