Debate sobre produção independente resulta em dois coletivos para Santa Catarina

No começo do mês noticiamos aqui no blog um debate muito interessante a respeito de Produção Independente que aconteceria no dia três de dezembro na UFSC, em Floripa. A conversa teria participação de nomes influentes em coletivos e núcleos culturais no país, incluindo a presença da Musicatarina, associação dos envolvidos com a cadeia produtiva em Santa Catarina. Passados dez dias, recebemos boas novas: o debate deu resultado imediato. De acordo com o vice presidente da Musicatarina e colaborador do Válvula Rock, Carlos de Aquino, dois coletivos novos estão para surgir e movimentar a cena independente catarinense, filiados a grande rede Fora do Eixo. Aquino mandou via e-mail a ‘ata’ da reunião, que você confere na íntegra abaixo:

“3 de Dezembro de 2010. Além de entrar para o último mês do ano, o Estado de Santa Catarina ingressou em questões mais profundas no que se diz respeito a produção independende realizada pela cadeia produtiva do estado. O CCE da UFSC recebeu na mesa redonda realizada pelo coletivo CULTURA-UFSC figuras como: Fellipe Redó (CUCA, UNE), Vinicius Neves Zimmerman (Vina, Presidente da MUSICATARINA e integrante da banda Da Caverna) e Atílio Alencar (Integrante do Macondo Coletivo, integrado ao Circuito Fora do Eixo) para tratar de questões referentes às práticas e organizações que compõem a sistemática da produção cultural independente.

 Mediada por Gabriel Portela (UFSCTOCK – Florianópolis) a mesa iniciou as discussões às 19hs e se estendeu até aproximadamente 22hs. Gabriel comentou sobre suas experiências com o DCE da UFSC e com a organização do UFSCTOCK. Festival de extrema relevância, que, além de democratizar a cultura independente no estado, serve como uma excelente plataforma para formação de público para as bandas convidadas.

Vina relatou as conquistas do ano da MUSICATARINA, que mesmo em fase embrionária, contribuiu para a participação do Estado nas Setoriais de Cultura e a inclusão de membros da associação no Colegiado Permanente de Música do Ministério da Cultura.

Atílio comentou brevemente sobre a vasta abrangência do Circuito Fora do Eixo no solo latino-americano e sobre suas experiências como parte da Regional Sul do Circuito com o Macondo Coletivo.

Por último, Fellipe Redó (que teve problemas com o transporte e acabou chegando próximo ao encerramento das discussões) falou brevemente sobre seu envolvimento com o Circuito Universitário de Cultura e Arte e com a União Nacional dos Estudantes. Fellipe aproveitou o espaço para divulgar a 7ª Bienal da UNE, que será realizada dos dias 18 a 23 de Janeiro de 2011 no Rio de Janeiro.

 A mesa redonda foi transmitida via Twitcam e esteve aberta a perguntas (tanto presenciais como virtuais) para debate durante todos os intervalos entre cada integrante.

A visita de Atílio também rendeu a Santa Catarina a criação de dois coletivos (um na capital e outro no interior) que estão agora em processo de adaptação para a integração ao Circuito Fora do Eixo. Fato histórico, pois Santa Catarina nunca esteve vinculada a uma rede nacional de produção cultural independente.

 

Carlos de Aquino
Vice-Presidente da MUSICATARINA
@carlosdeaquino”

 


Pessoal da mesa de debates posa sorridente para foto após bate-papo, Aquino, nosso ‘correspondente’, é o primeiro da dir. pra esq. Foto por Rafael “Pira” Vilela

Anúncios

Um comentário sobre “Debate sobre produção independente resulta em dois coletivos para Santa Catarina

  1. Guilherme 14 de dezembro de 2010 / 17:57

    Faltou relatar a sequência do encontro no bar dos servidores e na festa do CSE hahaha

    passem os contatos dos novos coletivos aÊ

    abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s